Cooperativa Agrícola de Santo Antão CRL » Festa de Santo Antão


Festa de Santo Antão


EM HONRA DE SANTO ANTÃO

FESTA  DOS LAVRADORES EM PONTA GARÇA

Mais uma vez, a Cooperativa Agrícola de Santo Antão, em colaboração com a Paróquia de Ponta Garça, levou a efeito no passado sábado, com notável brilhantismo e participação da população, a festa de Santo Antão, que a liturgia da Igreja celebra cada ano no dia 17 de Janeiro.

Tido pela tradição popular como protector dos animais e padroeiro dos lavradores, a devoção deste asceta egípcio do século IV,  que viveu como eremita no deserto, numa região entre o rio Nilo e o Mar Vermelho, encontra notável enraizamento e sentido na populosa freguesia de Ponta Garça, que tem como actividade predominante a agricultura e a pecuária, nomeadamente a bovicultura de leite.

As cerimónias religiosas, em que estiveram presentes  representantes da Câmara Municipal de Vila Franca, da Junta de Freguesia de Ponta Garça e da Associação da Lavoura de São Miguel, incluíram a procissão de Santo Antão, pelas 19,30 horas, desde a sede da Cooperativa até à igreja paroquial, a qual foi abrilhantada pela Banda Filarmónica de Ponta Garça.

Seguiu-se a Eucaristia solene, concelebrada pelo pároco, Pe. Jason Gouveia, que presidiu, e o ex- pároco Pe. José Gregório Amaral  e acompanhada pelo Grupo Coral dos jovens, com uma igreja totalmente cheia.

À homilia, o pároco da freguesia apelou à vivência comunitária desta paróquia segundo o projecto de Deus, deixando,  a exemplo de Santo Antão,  a mentalidade do mundo  e vivendo mais a dimensão espiritual. Dirigiu ainda, na ocasião, uma palavra especial aos lavradores, realçando a dignidade do seu trabalho, através do qual é continuado o projecto criativo de Deus.

A festa de Santo Antão terminou com um convívio da população junto da sede da Cooperativa, no qual foi oferecido um beberete a todas as pessoas presentes.